Notícias

Postado em 03 de Junho de 2014 às 11h30

Florianópolis registra maior número de estudantes do 9º ano que já usaram drogas, segundo IBGE.

Ações contra as Drogas (6)
Biblioteca Itinerante Novo Conteúdo 12 Florianópolis registra maior número de estudantes do 9º ano que já usaram drogas, segundo IBGE Região sul apresenta piores índices entre estudantes no uso de bebidas...

Florianópolis registra maior número de estudantes do 9º ano que já usaram drogas, segundo IBGE
Região sul apresenta piores índices entre estudantes no uso de bebidas e entorpecentes

Na Capital catarinense, 17, 5% dos estudantes do 9º ano já usaram drogas como o crackFoto: Cristiano Estrela / Agencia RBS
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e pelo Ministério da Saúde divulgada nesta quarta-feira aponta a região sul como a líder em consumo de drogas lícitas e ilícitas entre estudantes matriculados no 9º ano do ensino fundamental.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar de 2012, a Capital catarinense apresentou percentuais altos em avaliações nessas áreas. Florianópolis teve o maior registro no país nesse ano escolar, com 17,5% de estudantes que já usaram entorpecentes como maconha, crack ou cocaína. Em Macapá, com o menor percentual, por exemplo, os registros ficaram em 5,7% nesse quesito.

Em relação aos jovens que consumiram bebidas alcóolicas nos últimos 30 dias, o primeiro lugar entre as capitais fica com Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com 34,6%, seguida por Florianópolis, com 34,1%. Os menores percentuais foram encontrados em Belém, 17,3%, e Fortaleza, 17,4%.

A Capital catarinense também está no segundo lugar quando se avalia o número de escolares fumantes, com 9,7%, seguida por Campo Grande, que registrou 12,4%.

Está foi a segunda edição do levantamento do IBGE, que considera também questões como os hábitos alimentares, de higiene e o contexto familiar dos escolares. A pesquisa, promovida com o apoio do Ministério da Educação, se restringiu ao 9º ano do ensino fundamental que costuma compreender a faixa etária entre 13 e 15 anos.

DIÁRIO CATARINENSE

Veja também

Documento da ONU mostra panorama sobre consumo de substâncias03/06/14 Documento da ONU também mostra panorama sobre consumo de substâncias como opióides, cocaína, maconha e ecstasy. Yury Fedotov, Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), resumos correspondentes sobre o recém-lançado Drug Report 2011 World. Relatório mundial da ONU sobre drogas, divulgado nesta......

Voltar para Notícias